segunda-feira, 14 de março de 2016

Procon Estadual prepara ações para comemorar o Dia do Consumidor


Mutirão_-_Site_a_1457709350.55.jpg

O Procon Estadual está preparando ações para comemorar o Dia do Consumidor. Na próxima terça-feira, dia 15, a Autarquia vai lançar oficialmente uma cartilha para orientação de compras online e fazer um mutirão de atendimento no Largo da Carioca, além de monitorar os preços de produtos em promoção na data, com o objetivo de identificar se os descontos anunciados são verdadeiros.

A pesquisa de preços será semelhante à realizada pelo Procon-RJ na última Black Friday: os preços das promoções anunciadas no Dia do Consumidor serão comparados com valores coletados com antecedência. Assim, será possível saber se os descontos são reais ou não. As empresas que oferecerem promoções enganosas serão autuadas.

O mutirão "SOS Procon" vai acontecer no Largo da Carioca, das 9h às 17h. Os consumidores poderão resolver seus problemas diretamente com representantes de 14 empresas: Oi, Claro, Vivo, Nextel, NET, Sky, Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Light, Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), Ricardo Eletro e Leader. O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) também estará no mutirão, oferecendo consultas gratuitas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que costuma ser um dos serviços mais procurados. O consumidor que quiser aproveitar o mutirão deverá levar seus documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de residência) e os comprovantes das compras ou contas nas quais há o problema que ele quer resolver.

Já a cartilha, que será lançada no Dia do Consumidor, tem várias dicas para os consumidores evitarem problemas quando comprarem pela internet. O material traz orientações e informações sobre compras em sites nacionais e internacionais e como proceder ao participar de compras coletivas. A cartilha também apresenta os direitos consumidor na compra online, como, por exemplo, o direito de arrependimento em sete dias após a entrega e a proteção contra a propaganda enganosa. O consumidor também vai encontrar informações sobre a proteção dos dados do cliente e sobre as regras de entrega das encomendas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário