quarta-feira, 16 de março de 2016

Parque Estadual da Lagoa do Açu comemora aniversário com exposições e atividades para a comunidade



Distribuição de mudas e observação de aves fazem parte da programação no Farol de São Tomé

Ascom SEA/Inea

O Parque Estadual da Lagoa do Açu, situado em Campos e São João da Barra, no Noroeste Fluminense, comemora seu quarto aniversário com oficinas, exposições e outras atividades para a comunidade nesta sexta-feira (18/03) e sábado (19/03). Para celebrar o mês do turismo ecológico, a programação vai incluir atividades de observação de aves e fotografia da natureza, além de distribuição de mudas.

As duas exposições vão mostrar o trabalho do Projeto Tamar, voltado para a preservação de tartarugas marinhas, além de animais taxidermizados cedidos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A visitação poderá ser feita na sexta-feira, das 9h às 16h, e no sábado, das 9h às 12h, na sede provisória do parque, na Avenida Olavo Saldanha, no Farol de São Tomé.

Também na sexta-feira pela manhã haverá entrega de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, das 9h às 9h30, e mutirão de limpeza da praia do Farol de São Tomé, das 9h30 às 10h30. A programação continua com uma gincana, também na parte da manhã, e a premiação do concurso de redação e desenho sobre o parque com estudantes de escolas públicas da região.

No sábado, acontecem atividades de observação de aves e fotografia da natureza na parte da manhã. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mailuc.pelag@gmail.com ou pelo telefone (22) 2747-5316. Também haverá atividades de caiaque, stand up paddle, e, das 8h às 8h30, entrega de mudas de espécies nativas e de brindes do parque.

Com área total de 8,2 mil hectares, o Parque Estadual da Lagoa do Açu tem como principal objetivo a preservação da vegetação de restinga, mangue e áreas alagadas do litoral norte fluminense, incluindo a própria Lagoa do Açu e o banhado da Boa Vista.

Programação
Sexta-feira (18/03)
A partir de 9h
- Gincanas
- Mutirão de limpeza da praia
- Dinâmicas
- Premiação do concurso de redação e desenho para as escolas participantes
- Entrega de mudas e brindes

Sábado (19/03)
A partir das 9h
TURISMO SUSTENTÁVEL
- Caiaque
- Stand Up Paddle
- Observação de aves
- Fotografia da natureza
- Entrega de mudas e brindes

Local: Escritório provisório do Parque Estadual da Lagoa do Açu -  Rua Olavo Saldanha, s/n (orla da praia, stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário