segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conferência do Rotary reúne cerca de mil participantes de 36 municípios mineiros em Teresópolis



 Visitantes participam de evento e visitam atrativos turísticos da cidade

 Realizados neste fim de semana em Teresópolis, a 54ª Conferência do Distrito 4580 do Rotary Internacional e o 31º Encontro Distrital das Casas da Amizade reuniram cerca de mil pessoas, sendo 400 representantes de 46 clubes rotarianos de 36 municípios de Minas Gerais. Com o slogan ‘Conferência Dedo de Deus’, o evento aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Alpina e movimentou as redes hoteleira e gastronômica da cidade, contribuindo para divulgar a estrutura turística de Teresópolis de forma positiva para um público seleto de formadores de opinião.

Durante a conferência, foram realizadas reuniões do Colégio de Governadores e palestras sobre diversos assuntos, com a divulgação das ações do Rotary em benefício da sociedade. Também foram apresentados os governadores eleitos para a próxima gestão anual, que começa no dia 1º de julho. Para o período 2012/2013 foi eleito para Governador do Distrito 4580 José Salvador Felipe Romão, do Rotary Clube de Conselheiro Lafayette/MG, e indicado para o período 2013/2014 José Antunes dos Santos, do Rotary Clube de Muriaé/MG.

O evento contou com a participação de Kalyan Banerjee, representante do Rotary Internacional da Índia, além de jovens de várias partes do mundo que participam do programa de intercâmbio do clube de serviço, autoridades e convidados. Acompanharam a conferência, representando a Prefeitura de Teresópolis, os secretários municipais Carlos Cunha Tucunduva, de Administração, e Marcos Antonio da Luz, de Segurança Pública, além do representante do Núcleo de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Arsênio Teixeira Filho.

Presidente do Rotary Teresópolis por duas vezes e integrante da mesa de abertura da Conferência, o Secretário Municipal de Administração, Carlos Tucunduva, agradeceu a escolha de Teresópolis para sediar um evento de tamanha importância e destacou algumas ações do clube de serviço em Teresópolis. “Entre elas estão a instalação, com recursos do Rotary, da piscina aquecida, da padaria-escola e da lavanderia-escola da Apae Teresópolis, instituição que atende adultos e crianças com deficiência cognitiva no município. Inclusive, a Prefeitura, na gestão do Prefeito Arlei, tem muito a agradecer à Apae, que está abrigando famílias vítimas do temporal do dia 6 de abril”, completou. Tucunduva destacou ainda o auxílio que o Rotary prestou a cerca de 50 famílias desabrigadas pelo temporal de janeiro de 2011 através da cessão de barracas shelterbox.  

Na abertura da 54ª Conferência do Distrito 4580 do Rotary Internacional, na última sexta-feira, 18, um grupo de guardas municipais de Teresópolis, além de garantir a segurança do evento, perfilou no Centro de Convenções do Hotel Alpina para apresentação das bandeiras dos municípios mineiros participantes do evento. “A participação da nossa Guarda em um evento como este, reunindo quase mil pessoas de várias cidades, dá mais visibilidade ao município e à própria GM, levantando a autoestima dos agentes”, enalteceu o Secretário de Segurança Da Luz. O Agente Barreto ficou satisfeito em participar da comitiva. “É sempre bom colaborar com um evento de excelência e prestigiar os visitantes de nossa cidade, representando a Guarda Municipal, a Prefeitura e a sociedade teresopolitana”, comentou.

Anfitrião dos conferencistas mineiros em Teresópolis e divulgador do evento na cidade, o Governador Assistente do Distrito 4750, que reúne Teresópolis, Carmo, Guapimirim e Magé, Nilo Sérgio dos Santos, agradeceu a escolha do município como sede da Conferência. “Recebemos com orgulho a visita do Distrito 4580, de Minas Gerais. Pela alegria de nosso município, sua estrutura turística e recepção hospitaleira, o Governador José Carlos Ferreira Campêlo decidiu trazer a conferência para cá, dando o nome de Conferência Dedo de Deus, em homenagem a Teresópolis e Guapimirim”, disse, acrescentando que os passeios turísticos feitos pelas senhoras das Casas da Amizade e os jovens rotarianos que fazem intercâmbio demonstraram que Teresópolis continua preparada para receber os turistas.

O Governador do Distrito 4850 do Rotary Internacional, José Carlos Ferreira Campêlo, fez questão de reforçar o motivo da escolha de Teresópolis para sediar a Conferência Distrital. “Não poderíamos escolher outra cidade para nos receber e acalentar nossas expectativas, como Teresópolis. Conheço a cidade, suas belezas naturais, a variedade de hotéis e sei o valor dos teresopolitanos. Tínhamos que escolher uma cidade como Teresópolis para ser palco da nossa 54ª Conferência Distrital”, finalizou.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Teresópolis, Elos Clube, Rotary Teresópolis e da Comunidade Italiana e a parceria das empresas SAF Assistencial, Photo Santa Tereza, Sérgio Gravações, Sandro Borges Eventos, Toca das Flores e Ultra (Dóczy).


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário