terça-feira, 22 de maio de 2012

Setur-RJ faz licitação para cursos de capacitação


Mil duzentas e trinta pessoas serão beneficiadas pelos primeiros cursos de capacitação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). Voltados para serviços na área turística os cursos contemplarão os municípios do Rio de Janeiro, Itaperuna e Teresópolis que foram escolhidos através de um estudo de demanda. Os cursos terão carga horária de 200 horas e 10% das vagas serão exclusivas para portadores de deficiências. Segundo o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, esta é a primeira ação da Setur-RJ voltada para a capacitação dos profissionais da área turística.

"O Rio de Janeiro será contemplado com 900 vagas, o que corresponde a 73% do total de alunos. Como a cidade vai receber nos próximos anos vários mega eventos é de extrema importância que os profissionais estejam capacitados para receber o grande fluxo de turistas que receberemos", disse o secretário.

Ainda segundo Ázaro, no mínimo 30% dos alunos serão, por meta contratual, inseridos no mercado do trabalho após a conclusão dos cursos. Haverá curso de atendente de telemarkting, auxiliar administrativo informatizado, auxiliar de produção, controlador de armazenamento e depósito, preparador de ingredientes, auxiliar de confeiteiro, camareiro e arrumadeira de hotéis, garçom e recepcionista.
Além do conteúdo específico de cada uma das ocupações fazem parte do componente curricular assuntos ligados às cidades participantes dos cursos, orientação profissional, normas de segurança de trabalho e direitos humanos, sociais e trabalhistas. Os cursos serão realizados através de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Estado de Turismo.

O edital para esses cursos foi publicado no Diário Oficial do estado no último dia 18/05 e está também disponível no site da Setur-RJ  www.rj.gov.br/turismo. O próximo edital que está sendo elaborado pela Setur-RJ vai contemplar 15 municípios e atenderá 1.100 alunos. A licitação será aberta no segundo semestre deste ano.
Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário