quarta-feira, 23 de maio de 2012

Região Serrana recebe programa de moradias rurais



Começou nesta quarta-feira (23), por Bom Jardim, o credenciamento dos produtores rurais que serão contemplados com as 778 habitações rurais construídas pelo governo do estado, numa parceria das secretarias de Agricultura, Obras e Casa Civil, nos municípios atingidos pelas chuvas de janeiro de 2011, na Região Serrana.
A informação foi passada pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, durante a quinta reunião do CERES - Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana, realizada em Nova Friburgo. Na ocasião, foi apresentado balanço das ações da secretaria para a recuperação do processo produtivo nas áreas afetadas, com destaque para o trabalho dos programas Estradas da Produção e Rio Rural Emergencial.
- As residências rurais são apenas um dos muitos investimentos que estamos realizando. Inicialmente, priorizamos o restabelecimento das condições para a retomada da produção e o pleno funcionamento das cadeias produtivas. Neste momento, estamos focados no atendimento aos produtores familiares que perderam suas casas na área rural, na recuperação de pontes, com até 10 metros de vão, em estradas vicinais e na entrega de máquinas e implementos agrícolas para associações de produtores - frisou o secretário.
Segundo Christino Áureo, as casas serão construídas na propriedade do produtor rural a fim de mantê-los no seu local de trabalho. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Obras e o levantamento das famílias atendidas realizado pela secretaria de Agricultura, através da Emater-Rio, em parceria com a Casa Civil. Cada unidade habitacional, pré-fabricada, com 40 metros quadrados, contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Serão construídas nos municípios de Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto.
O secretário ressaltou ainda que a recuperação das pontes rurais foram iniciadas na última segunda-feira, em Teresópolis. Ao todo serão entregues 40 estruturas desse tipo, fundamentais para o escoamento agrícola.
Durante o evento foi destacado ainda, que 1.895 produtores foram beneficiados com recursos não reembolsáveis, do Banco Mundial, através do programa Rio Rural emergencial. O investimento total R$ 13,9 milhões foi aplicado diretamente na retomada da estrutura produtiva de cada propriedade.

Fonte: Jornal do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário