segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mostra de Educação Infantil é sucesso em sua 6º edição


A VI Mostra de Educação Infantil realizada de sexta-feira, 18, até segunda-feira, 21, na Praça da Igreja Matriz de Santa Tereza, foi um grande sucesso entre os que prestigiaram o evento. A exposição apresentou à população diversos trabalhos com materiais múltiplos, fotografias, livros, cartazes, objetos e brinquedos desenvolvidos nas unidades pré-escolares do município, enfatizando um pouco do trabalho dos profissionais e crianças da pré-escola na Rede Municipal de Ensino.

Organizada pela Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é mostrar como funciona o processo de aprendizagem aplicado com as crianças das séries iniciais. “A VI Mostra de Educação Infantil traz à comunidade um pouco das muitas possibilidades de aprendizagem que as crianças matriculadas nas Creches, CMEIs e nas turmas de Pré-Escolar da Rede Municipal de Ensino têm vivenciado”, explicou a Diretora da Divisão, professora Luana da Conceição de Oliveira.

Além de valorizar o trabalho dos profissionais de educação, enfatizar a construção lúdica dos conhecimentos nas unidades escolares e demonstrar que nestes espaços de aprendizagem ajudam na interação, onde alunos percebem-se sujeitos produtores de cultura, a Mostra de Educação Infantil trabalhou como tema o projeto Faces do Brasil, implementado pela Secretaria Municipal de Educação em todas as unidades da Rede.

“Ao trabalhar o projeto ‘Faces do Brasil’, nossas crianças forma convidadas a fazer uma viagem ‘Cantando e Dançando pelo Brasil’, que é o tema desta Mostra. A partir de atividades lúdicas e com a criatividade apurada, os profissionais de educação embarcaram nesse assunto, levando as crianças a um passeio cultural com a ajuda de livros, fotos e vídeos. Nesta exposição apresentamos um pouco do que elas trouxeram desta viagem”, comentou a Diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello.

A VI Mostra de Educação Infantil contou ainda com as apresentações dos alunos da Creche Municipal Professora Oneide Maria dos Santos e da Escola Municipal Fazenda Alpina que apresentaram números musicais típicos da Região Nordeste e Norte do Brasil. “Não existe um Brasil grande sem olharmos para nossas tradições, nossa cultura e nossas raízes. Nesta exposição, a Educação Infantil de Teresópolis resgata o sonho de um Brasil grande, apresenta nosso passado para o nosso futuro, que são nossas crianças, resgatando nossa brasilidade”, declarou o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário