quarta-feira, 23 de maio de 2012

Teresópolis participa de congresso sobre direitos da criança e do adolescente



 A Secretária de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Graça Granito, e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente participaram, na última semana, em Natal, no Rio Grande do Norte, do XXIV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). O evento teve como tema ‘Justiça em rede: articulação e ação sistêmica para a garantia efetiva de direitos das crianças e adolescentes e seu atendimento adequado’.

O objetivo do evento é promover o debate especializado e abrangente sobre os grandes temas de interesse da infância e juventude do País, pautados pela doutrina da proteção integral e com respeito ao protagonismo infanto-juvenil. “O Congresso da ABMP é um dos mais importantes encontros de profissionais que atuam na área da garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Participar do evento ajuda na qualificação das pessoas que trabalham nesse setor no município e incentiva a interação entre os entes do sistema de garantias, que é uma rede que envolve justiça, conselhos e poder público”, ressaltou a Secretária de Desenvolvimento Social, Graça Granito.

Realizado a cada dois anos, o encontro é considerado um espaço de qualificação, articulação e mobilização de magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, educadores, profissionais de programas de atendimento, gestores e parlamentares. Este ano, a atividade contou com uma programação interdisciplinar, interinstitucional e internacional, desenvolvida por meio de palestras, oficinas, debates e apresentação de teses voltadas à reflexão sobre os desafios contemporâneos na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Texto: Mara Lúcia
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário