sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campanha contra Febre Aftosa começa dia 2 de maio


Vacinação do gado bovino em Teresópolis é gratuita para pequenos produtores rurais


 Começa na próxima quarta-feira, 2 de maio, a vacinação contra febre aftosa em Teresópolis. A campanha, promovida pela Prefeitura, vai vacinar, gratuitamente, os bovinos nas propriedades com até 50 cabeças. Os proprietários devem imunizar os seus rebanhos contra a doença, que causa sérios prejuízos para a economia rural. A vacinação é obrigatória e ocorre duas vezes por ano, sendo a segunda etapa em novembro. Os proprietários que se encaixam no perfil devem agendar a vacinação na Secretaria de Agricultura ou ligar para o Departamento de Produção Agropecuária pelo telefone (21) 2644-6905.

“Apesar da responsabilidade de vacinar o gado ser obrigação dos pecuaristas, a Prefeitura de Teresópolis mantém o compromisso de atender os pequenos produtores rurais, através da aquisição e da aplicação gratuita das vacinas. É uma medida preventiva para conservar nossos animais sadios e contribuir para que o Estado do Rio de Janeiro mantenha a condição de área livre da doença sem o registro da febre aftosa em seu gado bovino”, destaca o Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio. 

Diretor do Departamento de Produção Agropecuária, o veterinário Marcos André Siqueira Cruz, da Secretaria Municipal de Agricultura, chama a atenção para a obrigatoriedade da lei. “A vacinação é obrigatória por lei federal, pois a febre aftosa é uma doença que causa grandes prejuízos econômicos ao país. A carne e o leite dos animais doentes não podem ser consumidos, comprometendo a exportação em todo o território nacional. Isso aumenta a responsabilidade do produtor no cumprimento da lei. O proprietário que não imunizar seu gado fica sujeito ao pagamento de multa e pode ter a sua propriedade interditada pelas autoridades sanitárias”, alerta.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, há 13 anos o Estado do Rio de Janeiro é considerado área livre da febre aftosa, pois neste período não registrou a doença em seu rebanho bovino. Esse resultado se deve à cobertura vacinal superior a 90% obtida nas campanhas de vacinação, que são realizadas duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro.
  
A vacina será aplicada por veterinários e técnicos da Secretaria de Agricultura. Basta que o produtor rural entre em contato e marque a data da imunização, informando o endereço e o número de animais. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone (21) 2644-6905, ou diretamente na Secretaria de Agricultura, que funciona no Parque de Exposições de Teresópolis (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5 – Albuquerque). Os proprietários que possuem rebanho acima de 50 bovinos deverão adquirir as vacinas nas lojas de produtos agropecuários.

Sobre a febre aftosa 


A febre aftosa é uma doença que causa grandes prejuízos econômicos, no caso de gado de abate e leiteiro, uma vez que a carne e o leite dos animais doentes não podem ser consumidos. A gravidade da doença não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores, causando febre nos animais, perda de apetite e de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva.

Texto – Gisele Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário