terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeitura reinaugura CEFOP com novas opções de cursos




 Pensando em uma educação que vai além do instrumento que capacita o saber constituído, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, reinaugura nesta quinta-feira, 26 de abril, às 10 horas, o Centro de Formação Profissional (CEFOP), no bairro de São Pedro. Na ocasião será lançado o Programa de Orientação e Integração Jovem - Point Jovem. O programa oferecerá aos alunos da Rede Municipal de Ensino diversos cursos visando à absorção imediata desses estudantes no mercado de trabalho local.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, esta medida demonstra a preocupação do prefeito Arlei sobre o nível de formação do jovem teresopolitano e a capacidade de absorção de mão-de-obra pelo mercado de trabalho local. “Estamos reformando e ampliando a área de atuação do CEFOP, assim como a sua oferta de cursos para que possamos preparar melhor os nossos jovens para o mercado empreendedor de nossa cidade. Tenho certeza de que semeando bases, criaremos raízes cada vez mais fortes e, no futuro, colheremos os frutos da educação e do desenvolvimento social”, disse o Secretário de Educação.

O Centro de Formação Profissional passou por reparos de pintura, reboco, divisórias, climatização das salas de aula, parte elétrica, revisão de telhado, área externa e instalação de 20 computadores. Os novos cursos que serão oferecidos gratuitamente aos alunos da Rede Municipal de Ensino, com idade a partir de 15 anos, através do programa Point Jovem, serão de Artesanato, Agente de Informações Turísticas, Informática, Garçom, Padeiro, Doceiro, Corte e Costura. Todos terão como conteúdo básico as disciplinas de Inglês, Relação Interpessoal e Língua Portuguesa.

O objetivo do Programa é oferecer aos alunos novos estímulos, fazendo com que eles busquem novas oportunidades em suas vidas. “O Prefeito Arlei entendeu que nossos jovens precisam adquirir novas habilidades em cursos específicos para que sejam contratados pelos empresários locais e tenham melhores condições de competir no mercado de trabalho. Para isso, é claro, contamos com a participação tanto dos alunos, quanto de suas famílias e dos empreendedores teresopolitanos”, comentou a professora Fátima Machado, Coordenadora do CEFOP.

O CEFOP funcionará de segunda a sexta, das 8h às 22h, e fica localizado na Rua Pache de Faria, 204, no bairro de São Pedro, próximo a Escola Municipal Sebastião Branco. Na quinta-feira, 26, além da reinauguração do espaço haverá, às 19h, uma Aula Inaugural Motivacional para alunos e responsáveis na Escola Municipal Maçon Lino Oroña.

Texto e foto: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário