sábado, 28 de abril de 2012

Professores municipais participam de curso sobre Educação Ambiental


 Educadores da Rede Municipal de Ensino participaram nesta sexta-feira, 27 de abril, do Curso Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar – Formando Elos de Cidadania, uma parceria entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Realizado no auditório da Escola Municipal Maçon Lino Oroña, na Tijuca, o evento foi o primeiro de quatro encontros que visam, a partir das escolas, criar condições para a participação social de forma permanente, responsável e qualificada na gestão do ambiente, estimulando a prática da cidadania.



De acordo com a palestrante Ana Maria Santiago, o principal objetivo do curso é qualificar educadores para se tornarem agentes multiplicadores qualificados para intervir, individualmente ou em grupos, no processo participativo de gestão ambiental. “Através da participação de professores, orientadores pedagógicos, equipes diretivas e alunos, procuramos maior efetividade nas políticas de descentralização da gestão ambiental”, explicou Ana Maria.

O curso se divide em quatro etapas: Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania; Curso de Formação de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Fortalecendo Elos de Cidadania; Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais e Curso de Gestão Ambiental na Administração de Escola Pública. Professores e estudantes que participarem das ações previstas ganharão certificados da UERJ.

O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, enalteceu a parceria entre UERJ e Secretaria Municipal de Educação nestes projetos de formação continuada. “A Secretaria de Educação está sempre aberta a boas parcerias, principalmente quando um dos objetivos é formar e capacitar professores e alunos com informações importantes, transformando-os em agentes multiplicadores da educação ambiental em sua comunidade”, explicou o Secretário.

Segundo a tutora do Pólo Teresópolis, Natália Collares de Moura, o curso visa a sustentabilidade social e econômica, atendendo às necessidades humanas para uma vida digna e a proteção do meio ambiente, tanto o ambiente utilizado pelos cidadãos, como o formado pelos ecossistemas da região. “A Agenda 21 Escolar nasce de um consenso entre escola, alunos e coletividade, apurando situações, problemas existentes e as soluções viáveis, a fim de implementar as ações de correção, reversão e erradicação de tais problemas”, finalizou Natália.

Além dos encontros presenciais, os participantes do curso terão participações semi-presenciais, através da internet, em um espaço virtual de aprendizagem oferecido pela UERJ. Os próximos encontros presenciais dos cursistas serão nos dias 3, 8 e 14 de maio, todos no auditório da Escola Municipal Maçon Lino Oroña, na Tijuca.

Texto e FotosMarcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário