sexta-feira, 27 de abril de 2012

Teresópolis se prepara para Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe


Sábado, 5 de maio, é Dia D da campanha
No primeiro sábado de maio, 5, começa a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. A população deve estar atenta, pois o primeiro dia da campanha será o Dia D de mobilização nacional de vacinação contra a gripe. A imunização acontecerá em 23 postos, na cidade e no interior, das 8h às 17h. Também estarão funcionando unidades móveis na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha do Alto. A campanha segue até o dia 25 de maio, das 8h as 17h em todas as unidades de vacinação da cidade.
Para a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Daurema Docasar, a meta da campanha é reduzir a taxa de morbidade e de mortalidade e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo. “Esperamos atingir nosso público alvo e consequentemente proteger a população com a vacina trivalente, que protege contra Influenza A, vírus H1N1 e H3N2, e a Influenza B”, disse Daurema Docasar.
Devem ser imunizados crianças a partir dos 6 meses e até 1 ano, 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período gestacional, pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que atuam nas unidades que fazem atendimento para a Influenza. Em Teresópolis, a meta é vacinar 80% do público alvo, ou seja, 27.436 pessoas. As crianças devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses de vacina no ano passado deverão receber apenas uma esse ano. Já os adultos receberão dose única.
 A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que tenham alergia ao ovo de galinha e seus derivados. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Gripe deverão aguardar até 48 horas (dois dias) depois da imunização para fazer a doação.
Postos de vacinação do Dia D
Unidades de saúde de Albuquerque, Bonsucesso, Vieira, Pessegueiros, Água Quente. PSF’s da Granja Guarani, Beira Linha, Araras, Rosário, Perpétuo, Barra do Imbuí, Pimenteiras, Meudon, Fonte Santa, Vargem Grande, Venda Nova e Granja Florestal.  Centro de Saúde da Várzea e Centro Materno Infantil, na Várzea. Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje, em São Pedro. Igreja Católica de Mottas e as escolas Municipais Aluízio de Souza Silva (Providência), José Alves (Santa Rosa), José Duarte Magalhães (Prata dos Aredes), José Guarilha Júnior (Sebastiana), Amélia dos Santos Ramos (Campo Limpo), José Gonçalves da Silva (Caleme) e Laura Damazio (Vale Alpino). E cinco unidades móveis: na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea; na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha do Alto; em Andradas; em Gamboa; e na Tijuca (Secretaria de Saúde).
Texto: Heliny Quintanilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário