sexta-feira, 27 de abril de 2012

Será dengue ou alergia?


   Em momentos de surto de dengue, como o que o país enfrentará em breve, no qual a população terá contato com a dengue do tipo quatro, conforme afirma o Ministério da Saúde, processos de alergias dermatológicas podem ser muito confudidos com quadros infecciosos de dengue. Isso deve-se ao fato de que os sintomas apresentados pelos pacientes contaminados pela dengue se assemelhem com alguns dos sinais de processos alérgicos dermatológicos ou até intoxicações alimentares.
 Muitas pessoas que apresentam coceiras pelo corpo e placas avermelhadas, manifestações típicas em casos de dengue, podem ter suas vidas em risco por conta de uma possível confusão do que pode ser um processo de alergia dermatológica ou um perigoso quadro de dengue. Em algum momento a identificação de ambas doenças pode ser complicada, sendo necessária a realização de exames específicos para se chegar a um diagnóstico diferencial e mais preciso.
 “A fisiopatologia do prurido ( coceira ) da dengue é diferente do processo alérgico, pois, a primeira está relacionada com uma reação inflamatória causada por infecção, chamada sindrome da resposta inflamatória sistêmica, enquanto na alergia, a coceira uma resposta do sistema imune para combater a doença”, afirma o Imunologista e Alergista, Coordenador Técnico do Projeto Social Brasil Sem Alergia, Dr. Marcello Bossois





                        DENGUE OU ALERGIA?



 Por este motivo, assim como em outros períodos de surto de dengue, o Projeto Social Brasil Sem Alergia acaba de aumentar a sua capacidade de atendimentos   para realizar gratuitamente um diagnóstico diferencial do que pode ser uma alergia ou um processo de dengue. Através de exames clínicos e encaminhamento para exames laboratoriais a equipe de Bossois poderá salvar muitas vidas na orientação para o melhor tratamento do que pode ser uma alergia ou um quadro de dengue.
 Vale lembrar que o Brasil Sem Alergia está à disposição da população do Rio de Janeiro para a realização de testes alérgicos gratuitos para a prevenção, combate e controle das alergias, além do acompanhamento médico gratuito para a identificação de doenças ligadas à baixa do sistema imunológico e o diagnóstico preciso da dengue. A Ação Social já realizou mais de 50 mil atendimentos em quase quatro anos de atividades e assume um papel muito importante na diferenciação da alergia e da dengue.
 Os atendimentos do Brasil Sem Alergia ocorrem de segunda à sexta de 9h às 18h na Rua Conde de Porto Alegre n 167, casa 01, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias – RJ. Os interessados devem agendar suas consultas gratuitas através do telefone 2652-2175 ou se encaminharem diretamente ao posto de atendimento da Ação Social. Para maiores informações, visite também os sitesWWW.brasilsemalergia.com.brWWW.internationalvitamins.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário