segunda-feira, 23 de abril de 2012

Seminário Serrano de Economia Criativa segue com inscrições abertas


Evento apresentará casos nacionais e internacionais de sucesso em Moda, Turismo, Gastronomia, Música, Eventos, Entretenimento, Audiovisual e Publicidade




Nova Friburgo foi escolhida para ser a sede do Seminário Serrano de Economia Criativa, que será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. O evento tem por objetivo inserir a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento para Região Serrana do Rio de Janeiro, por meio da apresentação de casos nacionais e internacionais de sucesso da indústria criativa.
Os participantes do Seminário poderão entender como a Economia Criativa é capaz de gerar  trabalho e renda, com inclusão social, desenvolvendo a capacidade criadora e inventiva do ser humano, visando o baixo impacto ambiental, respeitando a diversidade, isso tudo com a integração da sociedade. Por essas características, esse tipo de atividade é capaz de gerar a possibilidade de crescimento econômico mesmo em momentos de crise, como os cases que serão apresentados pelos palestrantes durante o evento.
Para Fernanda Gripp, gerente regional Serrana I do SEBRAE-RJ, a Economia Criativa está presente em praticamente todas as atividades executadas, mas deve ser orientada e focada para que se gere mais resultado. “Essa é a função do Seminário Serrano de Economia Criativa: trazer novidades em várias áreas por meio de profissionais de renome. Os empresários vão conhecer ideias inovadoras de empreendedores que conseguiram, por meio da inovação e da criatividade, se destacar em suas áreas, transformando o meio em que vivem, isso de forma rentável e positiva para si e para todos que os cercam”, destaca Fernanda, que disse ainda que o Seminário Serrano de Economia mostrará aos empresários de Nova Friburgo e Região Serrana que existem diversas possibilidades de inovar, crescer e transformar. E que uma ideia criativa pode ajudar a vender melhor o produto, atingindo de forma considerável o mercado, mesmo em momentos difíceis.
Economia Criativa no País

No Brasil, o Ministério da Cultura, responsável pela condução da discussão e introdução do tema, define que a Economia Criativa compreende todas as atividades em que o elemento central da formação de preço do produto ou serviço está focado na capacidade inventiva/criativa do negócio. Assim, a Economia Criativa ultrapassa as atividades nomeadas estritamente culturais e alcança atividades como design, arquitetura, softwares, indústrias de conteúdos, mídias, moda, dentre outras.
Para se ter uma ideia da força e do tamanho da indústria criativa, basta verificar os números do Plano da Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura. No Plano, ancorado em dados do IBGE de 2010, as atividades de Economia Criativa contribuíram para a economia brasileira com 104,37 bilhões de reais, que é o equivalente a 2,84% do PIB nacional, naquele ano. Ainda segundo o estudo, 8,54% das ocupações formais de trabalho estão em segmentos relacionados aos setores criativos.
Ainda para exemplificar a rápida ascensão das indúst
rias criativas, segundo estudo da FIRJAN, a renda média dos profissionais envolvidos em atividades criativas apresenta valor 45% superior à media dos empregados formais de outros segmentos. Apesar de muitos não saberem, o setor da indústria criativa já supera alguns subsetores tradicionais de atividade econômica, como a indústria extrativa e a produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, isso no ano de 2010, conforme dados do IBGE, apurados pela FIRJAN.
Programação

No dia 10 de maio, a primeira palestra será com Ana Carla Fonseca Reis, assessora em Economia Criativa para a ONU, que falará sobre a “Economia criativa e cidades criativas – buscando novos caminhos”. Em seguida, Camila Toledo, especialista em tendências de comportamento e consumo com 10 anos de experiência no mercado da moda, abordará a Mega Trends Primavera Verão 2013; seguida de David Parrish, especialista em negócios criativos e digitais e gerenciamento em indústrias criativas, que palestrará sobre “Negócios Criativos: desenhos e estratégias criativas.
Durante o dia, os participantes ainda contarão com as palestras de Amaury Barbosa, criador do calendário de eventos de Paraty, o maior caso de sucesso em Turismo Cultural do Estado; Roberta Sudbrack, reconhecidamente uma das melhores chefes de cozinha do Brasil; Guime Davidson, vice-presidente da agência WMccann e diretor criativo da equipe de Washington Olivetto; Steve Solot, presidente do Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC) e da Rio Film Commission; Heliana Marinho, gerente de Economia Criativa do SEBRAE-RJ, que falará sobre os “Novos modelos de negócios e distribuição de música”; e uma palestra sobre “Novos modelos de produção e distribuição musical e do entretenimento”.
Já no dia 11 de maio, serão desenvolvidos um workshop e duas oficinas, em salas separadas: Workshop “Designing your creative business” – apresentação dos conceitos, estratégias e valores pertinentes ao design de negócios criativos de sucesso, através de experiência internacional de consultoria de negócios; Oficinas – “Software, novas mídias e o futuro da Cultura Digital” – Qualificação de público participante do universo das novas mídias e das diversas redes virtuais, com vistas à divulgação, inserção e distribuição de seus produtos culturais; e finalizando, Redes produtivas e criação de um Distrito Criativo: identificando a Economia Criativa da região serrana e buscando compromisso com as formas produtivas e de governança que possam fazer dos 16 municípios (Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim, Sumidouro, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu) um Distrito Criativo.
O Seminário Serrano de Economia Criativa é uma realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) e Lausanne, tem como patrocinadores a APEXBRASIL, SEBRAE-RJ e Concessionária Energisa, apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf e Universidade Estácio de Sá.
Inscrições:
Nova Friburgo – ACIANF (22) 2522-1145 e SEBRAE (22) 2523-69-08;
Cordeiro – ACIACOR (22) 2551-1220;
Cantagalo – (22) 2555-4024
Petrópolis – SEBRAE (24) 2237-0062;
Teresópolis – ACIAT (21)2643-2770.
Outras informações: (22) 2533-1228 (Nova Friburgo) ou pelo site: www.serracriativa.com.br
Por: Transparência Nova friburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário