Evento apresentará casos nacionais e internacionais de sucesso em Moda, Turismo, Gastronomia, Música, Eventos, Entretenimento, Audiovisual e Publicidade
Nova Friburgo foi escolhida para
ser a sede do Seminário Serrano de Economia Criativa, que será realizado nos
dias 10 e 11 de maio, no Teatro Municipal de Nova Friburgo. O evento tem por
objetivo inserir a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento para
Região Serrana do Rio de Janeiro, por meio da apresentação de casos nacionais e
internacionais de sucesso da indústria criativa.
Os participantes do Seminário poderão entender como a Economia
Criativa é capaz de gerar trabalho e renda, com inclusão social, desenvolvendo a capacidade criadora e
inventiva do ser humano, visando o baixo impacto ambiental, respeitando a
diversidade, isso tudo com a integração da sociedade. Por essas
características, esse tipo de atividade é capaz de gerar a possibilidade de
crescimento econômico mesmo em momentos de crise, como os cases que serão
apresentados pelos palestrantes durante o evento.
Para Fernanda Gripp, gerente
regional Serrana I do SEBRAE-RJ, a Economia Criativa está presente em
praticamente todas as atividades executadas, mas deve ser orientada e focada
para que se gere mais resultado. “Essa é a função do Seminário Serrano de
Economia Criativa: trazer novidades em várias áreas por meio de profissionais
de renome. Os empresários vão conhecer ideias inovadoras de empreendedores que
conseguiram, por meio da inovação e da criatividade, se destacar em suas áreas,
transformando o meio em que vivem, isso de forma rentável e positiva para si e
para todos que os cercam”, destaca Fernanda, que disse ainda que o Seminário
Serrano de Economia mostrará aos empresários de Nova Friburgo e Região Serrana
que existem diversas possibilidades de inovar, crescer e transformar. E que uma
ideia criativa pode ajudar a vender melhor o produto, atingindo de forma
considerável o mercado, mesmo em momentos difíceis.
Economia Criativa no País
No Brasil, o Ministério da
Cultura, responsável pela condução da discussão e introdução do tema, define
que a Economia Criativa compreende todas as atividades em que o elemento
central da formação de preço do produto ou serviço está focado na capacidade inventiva/criativa
do negócio. Assim, a Economia Criativa ultrapassa as atividades nomeadas
estritamente culturais e alcança atividades como design, arquitetura,
softwares, indústrias de conteúdos, mídias, moda, dentre outras.
Para se ter uma ideia da força e
do tamanho da indústria criativa, basta verificar os números do Plano da
Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura. No Plano, ancorado
em dados do IBGE de 2010, as atividades de Economia Criativa contribuíram para
a economia brasileira com 104,37 bilhões de reais, que é o equivalente a 2,84%
do PIB nacional, naquele ano. Ainda segundo o estudo, 8,54% das ocupações
formais de trabalho estão em segmentos relacionados aos setores criativos.
Ainda para exemplificar a
rápida ascensão das indúst
rias criativas, segundo estudo da FIRJAN, a renda média dos profissionais envolvidos em atividades criativas apresenta valor 45% superior à media dos empregados formais de outros segmentos. Apesar de muitos não saberem, o setor da indústria criativa já supera alguns subsetores tradicionais de atividade econômica, como a indústria extrativa e a produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, isso no ano de 2010, conforme dados do IBGE, apurados pela FIRJAN.
rias criativas, segundo estudo da FIRJAN, a renda média dos profissionais envolvidos em atividades criativas apresenta valor 45% superior à media dos empregados formais de outros segmentos. Apesar de muitos não saberem, o setor da indústria criativa já supera alguns subsetores tradicionais de atividade econômica, como a indústria extrativa e a produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, isso no ano de 2010, conforme dados do IBGE, apurados pela FIRJAN.
Programação
No dia 10 de maio, a primeira
palestra será com Ana Carla Fonseca Reis, assessora em Economia Criativa para a
ONU, que falará sobre a “Economia criativa e cidades criativas – buscando novos
caminhos”. Em seguida, Camila Toledo, especialista em tendências de comportamento
e consumo com 10 anos de experiência no mercado da moda, abordará a Mega Trends
Primavera Verão 2013; seguida de David Parrish, especialista em negócios
criativos e digitais e gerenciamento em indústrias criativas, que palestrará
sobre “Negócios Criativos: desenhos e estratégias criativas.
Durante o dia, os participantes
ainda contarão com as palestras de Amaury Barbosa, criador do calendário de
eventos de Paraty, o maior caso de sucesso em Turismo Cultural do Estado;
Roberta Sudbrack, reconhecidamente uma das melhores chefes de cozinha do
Brasil; Guime Davidson, vice-presidente da agência WMccann e diretor criativo
da equipe de Washington Olivetto; Steve Solot, presidente do Centro
Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual (LATC) e da Rio Film
Commission; Heliana Marinho, gerente de Economia Criativa do SEBRAE-RJ, que
falará sobre os “Novos modelos de negócios e distribuição de música”; e uma
palestra sobre “Novos modelos de produção e distribuição musical e do
entretenimento”.
Já no dia 11 de maio, serão
desenvolvidos um workshop e duas oficinas, em salas separadas: Workshop
“Designing your creative business” – apresentação dos conceitos, estratégias e
valores pertinentes ao design de negócios criativos de sucesso, através de
experiência internacional de consultoria de negócios; Oficinas – “Software,
novas mídias e o futuro da Cultura Digital” – Qualificação de público
participante do universo das novas mídias e das diversas redes virtuais, com
vistas à divulgação, inserção e distribuição de seus produtos culturais; e
finalizando, Redes produtivas e criação de um Distrito Criativo: identificando
a Economia Criativa da região serrana e buscando compromisso com as formas
produtivas e de governança que possam fazer dos 16 municípios (Petrópolis,
Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim,
Sumidouro, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, São Sebastião do Alto,
Santa Maria Madalena, Carmo, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu) um
Distrito Criativo.
O Seminário Serrano de Economia
Criativa é uma realização do Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) e
Lausanne, tem como patrocinadores a APEXBRASIL, SEBRAE-RJ e Concessionária
Energisa, apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Acianf e Universidade Estácio
de Sá.
Inscrições:
Nova Friburgo – ACIANF (22)
2522-1145 e SEBRAE (22) 2523-69-08;
Cordeiro – ACIACOR (22) 2551-1220;
Cantagalo – (22) 2555-4024
Petrópolis – SEBRAE (24) 2237-0062;
Teresópolis – ACIAT (21)2643-2770.
Cordeiro – ACIACOR (22) 2551-1220;
Cantagalo – (22) 2555-4024
Petrópolis – SEBRAE (24) 2237-0062;
Teresópolis – ACIAT (21)2643-2770.
Outras informações: (22) 2533-1228 (Nova Friburgo) ou pelo site: www.serracriativa.com.br
Por: Transparência Nova friburgo
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