quinta-feira, 26 de abril de 2012

Secretaria de Educação promove nova Oficina de Letramento




 Com o objetivo de ajudar os professores do 2º ano do Ensino Fundamental a adquirir subsídios para que seu trabalho auxilie os alunos da Rede Municipal de Educação a alcançar as metas previstas para a aprendizagem da prática da leitura, da escrita, da comunicação oral e da construção de conhecimento lógico-matemático, a Secretaria de Educação promoveu nesta quinta-feira, 26, em seu auditório, uma nova Oficina de Letramento.


De acordo com o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a oficina é o segundo momento oferecido pela Secretaria este ano que visa trabalhar com a Língua Portuguesa e a Matemática enfatizando questões lúdicas e metodológicas do ensino, oferecendo contribuições para os professores apresentarem sempre mais aos seus alunos. “Em março atendemos a demanda dos professores do 1° ano do Ensino Fundamental. Agora atendemos os do 2° ano, oferecendo subsídios que nós esperamos permitir a esses profissionais melhorarem ainda mais suas aulas”, disse o Secretário.

A oficina apresentada pelas professoras Maria Cristina Lopes, Edma Fernandes e Gisela Guedes abordou questões relacionadas ao processo de letramento, contação de histórias, jogos e seus desafios no processo ensino-aprendizagem, envolvendo conceitos sobre jogo, brincadeira e brinquedo, reconhecendo-os como elementos pedagógicos concretos na prática docente e a importância do diagnóstico da hipótese da leitura e escrita dos alunos. Além do momento de compartilhamento de experiências também foram oportunizadas às professoras sugestões de atividades de Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo a professora Carla Rabello, Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, essa série de oficinas elaboradas pela SME tem como objetivos principais aumentar a qualidade do ensino dado aos alunos, assim como formar cidadãos mais atuantes na Rede Municipal. “As Oficinas de Letramento têm como proposta provocar os professores a despertar o conhecimento de mundo de seus alunos através de novas práticas pedagógicas, instigando essas crianças a entender de forma mais crítica e participativa o mundo em que vivem”, finalizou Carla.


Texto e fotos: Marcelo Ferreira
 

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