terça-feira, 24 de abril de 2012

Prefeitura inaugura o novo Mercado Popular




Em homenagem, espaço ganha o nome do comerciante Elian Jorge Lauand 

 Voltada para a população, mais uma realização do Governo Municipal de Teresópolis foi concretizada no último sábado, 21: a inauguração do Mercado Popular Elian Jorge Lauand. O espaço fica anexo à Praça de Esportes Radicais, na Rua Waldir Barbosa Moreira, na Várzea, e servirá para atender os vendedores autônomos, que há cerca de um ano trabalhavam numa estrutura montada pela Prefeitura em parte do terreno onde funciona a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, também na Várzea. Políticos, empresários, secretários municipais e muitos visitantes compareceram à cerimônia, presidida pelo Prefeito Arlei.

“É com muita alegria e satisfação que entrego a esses comerciantes o Mercado Popular Elian Jorge Lauand. Estamos dando dignidade a esses trabalhadores. Camelódromo, nunca mais. As dificuldades podem ser grandes, mas a vontade de fazer é muito maior”, declarou Arlei.

Com uma área de aproximadamente 580m², o novo mercado tem 50 estandes e sanitários para expositores e usuários, proporcionando mais conforto aos visitantes, sendo dois adaptados para pessoas portadoras de deficiência física. A estrutura é metálica e tem uma parte em alvenaria, feita em blocos estruturais envernizados. O objetivo da Prefeitura foi de acomodar os vendedores autônomos próximo ao seu ponto original de trabalho num espaço definitivo, de qualidade e com uma boa estrutura, resolvendo definitivamente a questão do comércio informal no município.

Em seu discurso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Eduardo Breder, afirmou que “este é um grande empreendimento para o desenvolvimento econômico da cidade porque gera empregos e renda. Entre titulares e suplentes, temos, hoje aqui no mercado, 70 expositores como empreendedores individuais, adequadamente preparados e capacitados para o comércio de suas mercadorias. Além disso, o local também será considerado um ponto de atração turística, onde nos finais de semana, além do comércio, faremos em conjunto com a Secretaria de Cultura eventos culturais como já acontece na Feirinha de Teresópolis.”

Filha do falecido comerciante Elian Jorge Lauand, a Vereadora Claudia Lauand agradeceu a homenagem ao pai. “Dar o nome do meu pai, que sempre foi um comerciante do município, ao mercado popular é uma grande e bonita homenagem. Eu e toda a minha família estamos muito felizes e honrados por isto. Agradeço ao Prefeito Arlei e toda a sua equipe de governo e aos vereadores que aprovaram por unanimidade esse projeto. Espero sinceramente que esses empreendedores saiam daqui grandes comerciantes e que possam trazer muita prosperidade para Tere
sópolis”, disse Claudia.

Expositores

Há 41 anos no comércio, a expositora Maria Menezes da Cunha agradeceu pelo novo local de trabalho. “Estou muito feliz e emocionada. Sei que daqui por diante só será vitória. Foi com esse trabalho que vivi toda minha vida nesta cidade, e agora me sinto recompensada. Obrigada Arlei”. Mariany Cristina dos Santos está estreando como comerciante no novo mercado popular. “É meu primeiro ano e estou apostando tudo. Agora legalizada pela Prefeitura me sinto mais segura como empreendedora individual. Estamos muito bem acomodados. O local está bonito, limpo e organizado, além de podermos deixar nossas mercadorias com segurança no local de trabalho e isso é muito importante porque muitos não têm carro e antes tinham que levar suas mercadorias embora ao final do dia”, opinou. Para o Presidente da Associação dos Vendedores Autônomos do Município de Teresópolis (Avamt), Fábio Quinteiro de Carvalho, o sonho está realizado. “O fim do camelódromo foi traumático para nós, mas agora o sonho está realizado”.

Visitantes e consumidores

A costureira Leilane Peixoto costuma comprar no mercado popular e comentou sobre as novas instalações. “Não poderia estar melhor. O local é maravilho e as mercadorias, além do preço bom, têm variedade e qualidade também. Está muito chique isso aqui”, brincou Leilane. O taxista Wanderlei Batista também elogiou o novo comércio. “O Prefeito está de parabéns. O povo merecia essa iniciativa tão bonita e necessária para o seu desenvolvimento. Fico feliz em ver a atenção desse Governo voltada para a população”, concluiu.

O Empreendimento
 

Visando o surgimento de novas empresas, o novo mercado popular tem o molde de funcionamento semelhante ao de uma incubadora. Todos os expositores foram registrados gratuitamente como empreendedores individuais pelo Sebrae-RJ e receberão acompanhamento para que sejam direcionados, futuramente, para o Núcleo de Empreendedorismo de Teresópolis. O faturamento mensal do antigo Mercado Popular girava em torno de R$ 22,5 mil. A projeção, segundo estatísticas do TereDados, é que este valor chegue a cerca de R$ 70 mil após um ano de funcionamento do novo espaço.
 


De acordo com o Regulamento Interno, o expositor deverá ser residente de Teresópolis há, no mínimo, cinco anos. É proibida a comercialização de um mesmo produto por mais de cinco expositores e cada vendedor ou pessoas com o mesmo endereço só poderão ter um box. O estatuto prevê ainda que não será possível que uma mesma pessoa seja representante em um estande e assistente em outro, e vice-versa.
Para que o funcionamento do local aconteça regularmente, a Secretaria Municipal de Fazenda fará fiscalização contínua e a Guarda Municipal ficará responsável pela segurança da área. O Mercado Popular Elian Jorge Lauand funcionará de segunda a sábado, das 8h às 20 horas.ra Tere

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves



Nenhum comentário:

Postar um comentário