sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prefeitura inaugura reforma do Centro de Formação Profissional e lança Programa de Integração e Orientação Jovem


Em maio serão inaugurados posto de saúde e escolas na cidade e no interior


Inauguradas nesta quinta, 26, pela Prefeitura, as obras de reforma do Centro de Formação Profissional (Cefop), no bairro de São Pedro, unidade vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Durante a inauguração, também foi lançado o Programa de Orientação e Integração Jovem (Point Jovem), que oferece aos alunos da rede municipal de ensino, com idade a partir dos 15 anos, a oportunidade de adquirir novas competências que possibilitem sua entrada no mercado de trabalho.

“Vamos investir para levar o Centro de Formação Profissional ao 2º e 3º Distritos e também para outros bairros. É muito importante a preparação e a formação dos jovens para o mercado de trabalho, pois facilita o acesso ao primeiro emprego”, destacou o Prefeito Arlei, acompanhado dos secretários e subsecretários de sua equipe de governo. Durante a solenidade, confirmando o seu respeito com o funcionalismo municipal, Arlei anunciou a formação de uma equipe técnica, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis, para a aprovação do Plano de Cargos e Salários da categoria.

Também prestigiaram a inauguração os vereadores Dr. Carlão, Dra. Claudia Lauand e Mandinho. “Parabenizo a Prefeitura e seus funcionários por tudo que vem sendo feito na cidade. Que o Point Jovem seja mais uma porta aberta para um futuro melhor para os estudantes e suas famílias”, disse o Vereador Dr. Carlão.

O Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, ressaltou que não existe profissionalização sem educação. “O Point Jovem é uma política pública de inclusão dos nossos alunos a partir de 15 anos. Pretendemos formar pelo menos 500 alunos por ano em atividades voltadas para o setor do turismo, já com vistas à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016, bem como para o setor hoteleiro de Teresópolis, que vai crescer por conta do turismo empresarial por causa do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)”, assinalou. “Nossa responsabilidade enquanto educador é profissionalizar os estudantes, dando formação aos nossos alunos”.

Cursos e inscrições
São oferecidos cursos de artesanato, agente de informações turísticas, de informática, de garçom, padeiro, doceiro e de corte e costura. Além disso, todos têm como conteúdo básico as disciplinas de inglês, língua portuguesa e de relação interpessoal. “Os professores do Point Jovem são da rede municipal de ensino, que estão vindo colaborar conosco no projeto”, explicou a coordenadora administrativa do CEFOP, Vanderleia Garcia Vargas, acrescentando que os instrutores dos cursos de padeiro, doceiro e de corte e costura são da equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Barroso.

As matrículas para os cursos do Centro de Formação Profissional estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 20h, mediante a apresentação de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes. “Os alunos vão encontrar uma equipe receptiva e acolhedora. Os cursos são gratuitos. A Secretaria de Educação, junto com o Prefeito Arlei, está abrindo essa oportunidade para os nossos alunos”, salientou a coordenadora pedagógica, Fátima Machado. O endereço do CEFOP é Rua Pache de Faria, 204, bairro de São Pedro.

Preparação para o trabalho
As estudantes Sahionara de Sá e Grace Nogueira da Rosa, de 17 anos, já se inscreveram no Point Jovem. “Escolhi os cursos de corte e costura e de garçom porque acho que vão ser importantes para eu conseguir um emprego”, comentou Sahionara. “Acho que no futuro o que mais vai me ajudar é o curso de informática, para eu conseguir um serviço melhor”, opinou Grace Nogueira.

Alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Odete da Silva, 60 anos, e Rosimery Gomes, 37, da Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, bem como suas colegas Maria Terezinha Martins, 49, e Catarina Costa Medeiros, 53 anos, do Cerom, também vão aproveitar a oportunidade para aperfeiçoar os seus conhecimentos através dos cursos de artesanato e de corte e costura.  Preocupada com a preservação do meio ambiente, Odete se inscreveu no curso de artesanato e pretende utilizar material reciclável em sua produção. “Devemos sempre procurar avançar, retirando muitas coisas que prejudicam o meio ambiente através da reciclagem”, comentou.

O CEFOP
O Centro de Formação Profissional foi criado em 2006, através de convênio de cooperação entre o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), através do Serviço Social da Indústria (SESI-RJ) e do Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ), com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos para a população. Cerca de três mil alunos foram beneficiados com os cursos de formação profissional.

Em 2009, foi instalado no espaço o primeiro Telecentro Comunitário de Teresópolis. Contando com 16 computadores, o telecentro oferece oficinas de informática e acesso gratuito à internet para utilização livre.

Reformado pela Prefeitura neste mês de abril, o CEFOP recebeu climatização das três salas de aula, reparos em divisórias, revisão de toda a parte elétrica e do telhado, reboco interno e pintura das áreas interna e externa.

Novas obras
Além do Posto de Coleta de Leite Humano no Centro Materno Infantil, na Várzea, das Creches Municipais Mara Luciana Bravo, na Beira Linha, e Tio Domiro, no Jardim Féo, da passarela de pedestres na entrada da Cascata Guarani, do Telecentro de Paineiras, bem como das obras de reforma das escolas municipais Maria Mendes, em Cruzeiro, e Nadir Veiga Castanheira, em Três Córregos, e do Mercado Popular, na Várzea, a Prefeitura vai inaugurar em maio o novo posto de saúde de Vieira; a construção do Centro Municipal de Educação Infantil do Meudon; a reforma das escolas municipais João Adolfo Josetti, na Posse; Sizenando Adolfo Tayt-Sohn, em Mottas; e Mariana Martuchelli, em Independente de Mottas, no 3º Distrito. Também se encontra em fase de construção uma escola municipal de grande porte em Bonsucesso, no interior do município.


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Jeferson Hermida

Nenhum comentário:

Postar um comentário