“Compre o que mais deseja e venda o que mais precisa sem sair da sua estação de trabalho”. A frase publicada na primeira página da seção de classificados mantida pela Prefeitura do Rio para os servidores municipais fazerem seus anúncios dá a impressão de que a propaganda é de um balcão de negócios como qualquer outro. Mas, ao abrir os mais de 220 anúncios disponíveis, além dos tradicionais carros e imóveis, é possível encontrar ofertas que somente um espaço voltado para o funcionalismo poderia trazer. Afinal, onde mais seria possível encontrar pessoas trocando vagas em hospitais e escolas, atrás de locais de trabalho mais convenientes? A variedade é tão grande que a seção bem poderia ser chamada de páginas amarelas.
Há diversos anúncios como esse. Num deles, um
agente de administração do Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark, no
Maracanã, pede troca com algum servidor lotado nas regiões do Méier ou de
Madureira.
Os classificados unem os que oferecem os serviços e
os que procuram por eles. A técnica de higiene dental Flávia Cristina Vieira
Lima, de 34 anos, está em busca de uma babá para o filho, Luiz Felipe, de dez
meses.
— Minha licença vai terminar em junho, e acho que
será mais fácil encontrar uma pessoa de confiança pelos classificados da
prefeitura — afirma Flávia.
Procura
aumentou
Os classificados do servidor municipal existem
desde 2003, mas ganharam um novo ânimo no mês passado, com a criação do site
Servidor Presente. De lá para cá, o número de anúncios de compra e venda de
imóveis subiu de 20 para 130.
Quem quiser conferir as ofertas deve acessar o
endereço www.rio.rj.gov.br/web/servidorpresente e clicar no link
“Classificados”. Os anúncios podem ser acessados por qualquer pessoa, mas
somente os servidores podem cadastrá-los, mediante informação da matrícula e do
CPF.
— É um site confiável, que facilita o contato e
permite fechar negócios em minutos — disse Leila Castanheira, responsável pelo
Núcleo de Comunicação com o Servidor da Casa Civil municipal.
Os classificados são um dos canais para os servidores
se comunicarem entre si e com o poder público. Veja, abaixo, os caminhos mais
curtos para se tirar dúvidas e ter acesso aos serviços mais solicitados pelo
funcionalismo.
Estado
No Rioprevidência, é possível consultar processos e
emitir a segunda via do contracheque no site www.rioprevidencia.rj.gov.br. A
gerente de atendimento do órgão, Cristina Alves de Souza, recomenda que os
segurados marquem os atendimentos nas agências pela internet.
Prefeitura
do Rio
A Prefeitura do Rio está criando uma central
telefônica para o servidor. Enquanto o novo serviço não funciona, pode-se
entrar em contato com as ouvidorias da Secretaria de Administração (tel.
2976-3604) ou do Previ-Rio (tel. 2976-3210). A segunda via de contracheques
pode ser obtida no site www.rio.rj.gov.br/web/sma. União
O canal é a Ouvidoria do Servidor, pelo site www.ouvidoriadoservidor.gov.br ou pelo telefone (61) 2020-1503, das 8h ao
meio-dia e das 13h30m às 18h.
Fonte: Extra.globo.com
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