quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ALARMES CONTRA DESASTRES ESTÃO PRESENTES EM 42 COMUNIDADES NA SERRA


Atualmente, 42 comunidades dos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e Bom Jardim, na Região Serrana, já contam com o sistema de alarmes que avisa a ocorrência de chuvas fortes e ajuda na prevenção de desastres naturais. A informação foi dada pelo secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, nesta quarta-feira (29/08), durante audiência na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). De acordo com o militar, o custo total do sistema de implantação de alarmes foi de R$ 4 milhões. O coronel disse ainda que, em breve, dois radares meteorológicos, que estão sendo adquiridos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vão permitir a cobertura total para a prevenção de intempéries no estado.

“Já existe um entendimento do que é, de fato, o trabalho de prevenção que está sendo feito pela Defesa Civil. O dia em que os gestores públicos entenderem que a prevenção é mais importante que a ação, estaremos bem encaminhados no combate aos desastres”, declarou o presidente da Comissão de Representação da Alerj que acompanha os investimentos feitos para a recuperação da Região Serrana, deputado Luiz Paulo (PSDB). O parlamentar também ouviu do secretário que o Governo realizou um estudo que apontou as cinco maiores causas de desastres que ameaçam o território fluminense: deslizamento, inundações, alagamentos, enxurradas e incêndios florestais. O trabalho foi feito pela Secretaria de Defesa Civil e pelo Inea em parceria com 80 municípios do Rio.

“A partir desse estudo, poderemos planejar quais ações serão tomadas para a prevenção”, comentou o coronel. Durante o debate, Simões listou alguns dos projetos futuros do Poder Executivo: a implantação de um Centro de Monitoramento e Alerta para Desastres Naturais nas regiões mais afetadas por chuvas, a criação de Unidades de Proteção Civil (UPC's) nas comunidades e a contratação de agentes comunitários de Defesa Civil. “Vamos instalar as UPC's e ter um suporte de tecnologia, para que, online, haja troca de informações. É um conceito de gestão de risco em que o sistema avisa e a comunidade capacitada age, integrando inovação tecnológica com a população”, explicou Simões.

No final do encontro, o deputado Luiz Paulo solicitou ao secretário um documento formal com dados sobre as 42 comunidades que já estão com os alarmes implantados, além do estudo feito pela Defesa Civil e as prefeituras. Também estava presente no debate o deputado Marcus Vinicius (PTB).

(texto de Camilla Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário