quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE SELEÇÃO PARA ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES


Vagas são para a 1ª série do Ensino Médio Integrado, Experimental e Regular técnico


A Secretaria de Educação divulgará, na próxima segunda-feira (03/09), o edital do processo seletivo para ingresso nas unidades de Ensino Médio Integrado. Serão oferecidas 1.050 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à formação profissional, Ensino Médio Experimental e Ensino Médio Regular com curso técnico concomitante. Todos os cursos serão oferecidos em horário integral.


O início das inscrições está previsto para a próxima segunda-feira (03/09), no site da Secretaria: www.rj.gov.br/seeduc. As provas deverão ser aplicadas no dia 30 do mesmo mês. Já a divulgação do resultado final da seleção deverá ocorrer no dia 31 de outubro.

Das oportunidades, 5% serão destinadas a portadores de deficiência (desde que não haja incompatibilidade entre a deficiência e as atividades típicas do curso pretendido) e 5% a alunos oriundos da rede privada.


Poderão concorrer alunos nascidos entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1998 e que estejam concluindo ou já tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas que integrem a rede pública ou privada de ensino.


As oportunidades serão para as seguintes unidades: C. E. José Leite Lopes (Nave - Tijuca), C. E. Comendador Velentim dos Santos Diniz (Nata – São Gonçalo), C. E. Erich Walter Heine (Santa Cruz), C. E. Chico Anysio (Tijuca), C. I. E. Miécimo da Silva (Capo Grande), C. E. Círculo Operário – Campus Inmetro (Xerém) e C. E. Professor Horácio Macedo – Campus Cefet/RJ (Maria da Graça).


Diferentemente do ocorrido nos anos anteriores, as vagas serão preenchidas somente por meio do processo seletivo realizado pela Seeduc. A iniciativa pretende unificar as formas de acesso às unidades, tendo em vista o grande número de candidatos.


Este ano, a grande novidade será a inclusão do C. E. Chico Anysio, previsto para ser inaugurado este ano. A escola apresentará uma proposta educacional diferenciada, visando à formação plena do aluno. Será oferecido Ensino Médio em horário integral, de formação geral, não profissionalizante. A educação a ser desenvolvida na unidade garantirá ao educando o processo formativo de excelência em proposta pedagógica inovadora.


O Ensino Médio Integrado é uma modalidade de ensino que une a formação geral (conteúdos da Educação Básica) com a formação técnica (preparando para o mercado de trabalho) e pressupõe a construção de uma matriz curricular diferenciada. Oferece habilitação profissional técnica com uma só matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário