segunda-feira, 27 de agosto de 2012




CONTAGEM REGRESSIVA PARA O TOUR DO RIO 2012
Maior competição de ciclismo da América Latina acontece de 29 de agosto a 2 de setembro

e percorrerá cerca de 800km entre a serra e o mar do estado do Rio de Janeiro


Fotos no link: http://www.inpresspni.com.br/galeriasImagensCliente.aspx?cod=833
           

A maior competição de ciclismo da América Latina está de volta. O Tour do Rio chega à sua terceira edição consecutiva a partir do dia 29 de agosto, quando dez equipes brasileiras e nove estrangeiras sairão da Barra da Tijuca, no Rio, para percorrer cerca de800 Km por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, até o dia 02 de setembro. A chegada triunfal dos campeões não poderia ser em lugar mais apropriado: a Quinta da Boa Vista, residência da família real luso-brasileira, onde também será coroado o campeão do Tour do Rio 2012. Além da honra de estarem entre os melhores do mundo, os atletas também irão pedalar pela premiação de R$ 200 mil, maior da modalidade no Brasil.

“Esta será mais uma edição histórica do Tour do Rio. Conseguimos manter a maior premiação do ciclismo brasileiro e teremos algumas das maiores equipes do mundo competindo aqui no nosso estado. Graças aos atletas e a UCI (União Ciclística Internacional), o nível da competição vem crescendo a cada edição e não pretendemos parar por aí” revela Luisa Jucá, idealizadora do Tour do Rio , presidente do Instituto Faça.

Uma competição desta magnitude causa um grande impacto por onde passa. O Tour do Rio movimenta quase 70 veículos somente no comboio que acompanha a prova, entre eles carros, motos e caminhões que exercem várias funções, como o transporte de equipes, representantes de federações, juízes, organização, apoio e equipes médicas. Uma média de 700 pessoas integra a “máquina” do Tour e fazem acontecer a prova mais esperada do calendário nacional. Cada município que recebe o comboio da competição tem sua rotina completamente modificada. Comércio, turismo, alimentação e rede hoteleira são os setores mais atingidos pelo Tour.

“Todas as cidades por onde passamos são muito participativas. É graças a elas também é possível realizar uma prova deste tamanho. O crescimento do Tour, ano após ano, é um reflexo do que acontece nestes locais. É uma parceria em que todos os lados ganham: organização, atletas, meio ambiente, saúde, transporte, população, além da descoberta de novos talentos e crescimento comercial da venda de bicicleta no estado do Rio. Em dois anos as vendas cresceram 400%, um número impressionante”, comemora Jucá.

“O Tour do Rio está presente em várias partes do estado ao longo do ano e não apenas durante os cinco dias de competição. No dia 19 de agosto acontece o Desafio Tour do Rio, em Conservatória, no Sul Fluminense e, em julho, realizamos uma etapa da Copa Rio, em Itaipava. Essas competições reúnem cerca de 250 atletas amadores e profissionais, cada uma. Durante esse período o estado do Rio respira ciclismo”, completa.

Além de assistir a disputa, o público ainda poderá participar das atividades oferecidas pela organização em todas as cidades por onde o Tour passar. O projeto Adeus, Rodinhas, sucesso nas edições 2010/2011, que estimula as crianças – e adultos também –, com o apoio de monitores, a se livrarem das rodas traseiras de proteção, é um deles. A ação também serve como primeiro contato das crianças com as leis de trânsito para que elas tenham noções básicas de segurança, e para os adultos ajuda a entender como pedalar com segurança no trânsito. Haverá ainda sorteio de dez bicicletas por cidade eshows de Bike Trial, com a Equipe Houston, que promete manobras radicais.

A bicicleta é o personagem principal desta festa do esporte. Uma das principais bandeiras da competição é estimular o uso da “magrela” como meio de transporte. Entretanto, ainda existem grandes obstáculos para o ciclismo, como a falta de infraestrutura nas grandes cidades e o desrespeito às leis de trânsito. Difundir a cultura da bicicleta no país, além de promover a maior competição de ciclismo da América Latina, é uma das missões do Tour do Rio.

A curta malha cicloviária e as condições precárias das ciclovias no Brasil reduzem o número de adeptos das bicicletas. Em São Paulo, por exemplo, a malha cicloviária não chega nem a 1% se comparada com a viária, de acordo com estudo da Mobilize. Exemplos no exterior não faltam: em Amsterdam são ao todo 700 mil bikes em circulação, o que representa 50% do tráfego. Em Paris, o governo disponibilizou dez mil bicicletas em 750 pontos de locação, com o intuito de, até 2020, reduzir em 40% o número de automóveis. Berlim investiu pesado: elevou o preço dos combustíveis e gastou 2,5 milhões de euros em ciclovias que se conectam às estações de trem e terminais de ônibus, além de construir três mil estacionamentos para bicicletas. Londres lançou o programa “London Bicycle Master Plan Study”, um conjunto de medidas para incentivar e gerar condições ideais para o uso das bicicletas. Estocolmo tem 40 grandes estações de bicicletas espalhadas pela cidade. E Bogotá gaba-se de ser hoje a dona da maior ciclovia da América do Sul, com 300 quilômetros. Trocando em miúdos, a bicicleta é, em termos mundiais, a estrela dos tempos verdes: não polui, não depende de combustível, significa saúde, bem-estar, contato com a natureza. E figura como talvez a única solução para reverter a iminente inviabilidade dos centros urbanos.

“Queremos ajudar a trazer para o Brasil a cultura de bicicleta. Isso é muito sério. Se não trabalharmos a cultura, não adianta. Não acredito em projetos que copiam o que se faz lá fora sem antes passar pela conscientização em todos os níveis. Na Europa, a cultura de bicicleta é uma realidade há muito tempo”, afirma Luísa Jucá.

No Brasil, o Rio de Janeiro lidera o ranking nacional no quesito quilômetros de ciclovia. Na América Latina, só perde para Bogotá, terra dos vencedores da última edição do Tour do Rio, em 2011. A dupla derrota seria só uma coincidência?

A PROVA

Na emocionante edição de 2011, os colombianos da equipe EPM Une não deram chance para os adversários e conquistaram os títulos de equipe e geral, com Juan Soares. Os ciclistas mostraram um preparo impressionante, principalmente nas etapas de montanha. Quatro dos seis melhores atletas da modalidade eram do time colombiano. Entretanto, as equipes brasileiras também tiveram um excelente desempenho e alcançaram a segunda colocação no quadro de equipes, com o time FUNVIC/Pindamonhangaba e os títulos de melhor sprintista e melhor escalador, com Magno Nazaret e Antônio Nascimento, respectivamente. Este último ainda conquistou a quinta colocação na classificação geral da prova.

A edição de 2012 promete ser histórica: além das duas equipes já citadas, estarão presentes também os norte-americanos da equipe Type One, composta por atletas portadores de diabetes, e Jamis Sutter Home Pro Cylcing; a alemã Bike Aid; o time africano Ruanda Cycling Team; a equatoriana Ecuador Cycling Team; a italiana Petroli Firenze, a chilena USM- SKECHERS e a espanhola KTM-Murcia. As equipes que irão representar o Brasil serão: FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike – RJ, Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba – SP, Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos – SP, São Lucas Saude/Giant/Ciclo Ravena/Americana – SP, GRCE Memorial/Prefeitura de Santos - SP, Velo/Seme Rio Claro – SP, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto – SP, São Caetano do Sul/Vzan/DKS Bike/Maxxis/Ca – SP, Sportix/Assis/Amea, e Clube DataRo de Ciclismo/Foz do Iguaçu - PR.



COMPETIÇÃO MOVIMENTA O ESTADO DO RIO

As cidades que recebem as etapas da prova têm comemorado a continuidade da competição e já vêem reflexos positivos: “O ciclismo está no DNA dos cariocas. A bicicleta já faz parte da paisagem urbana do Rio de Janeiro, patrimônio da humanidade. Temos o orgulho de ser a cidade com a maior malha urbana de ciclovias do país. Nossa meta é aumentar, cada vez mais, este número e fazer do ciclismo uma opção de lazer, esporte e transporte para todos. Nossa olimpíada já começou e, nos próximos quatro anos, iremos respirar e transpirar esporte. O Tour do Rio é uma das importantes competições que vamos receber até 2016. É uma grande oportunidade de mostrarmos toda a infraestrutura que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer. É com orgulho e satisfação que o Rio de Janeiro recebe o Tour do Rio de braços abertos”, afirma oprefeito do Rio, Eduardo Paes. O prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa, faz coro: “Teresópolis recebe de braços abertos os participantes do Tour do Rio, um evento que, por sua importância, vem dando mais visibilidade ao nosso município ao movimentar o turismo e a economia da cidade”. “O Tour do Rio é um evento de reconhecimento internacional e, neste momento que Volta Redonda está credenciada como cidade de aclimatação para as Olimpíadas Rio 2016, é importante apresentar a cidade para este público”, entusiasma-se a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela. Já o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, disse que “Rio das Ostras se sentiu muito honrada ao ser escolhida como cidade participante do Tour do Rio, em 2011. Um evento desse porte, deu grande visibilidade e movimentou a economia local mostrando que a cidade tem potencial para o turismo esportivo e principalmente condições estruturais de acolher eventos de nível internacional. Muito bem organizado, o Tour do Rio também estimulou atletas amadores de Rio das Ostras que hoje vem disputando com grande sucesso várias modalidades de ciclismo no Estado. Estamos ansiosos aguardando a etapa de 2012, pois temos certeza do grande sucesso repetido de público e atletas." O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah também deu seu depoimento sobre a competição: "Mais uma vez temos enorme prazer de ter Três Rios incluída no circuito do Tour do Rio, que já se consagrou como um dos mais importantes eventos esportivos do país. Como nos anos anteriores, aguardamos o evento com grande entusiasmo e certos de que mais uma vez nossa população terá o privilégio de recepcionar os maiores atletas do mundo do ciclismo. Três Rios, que hoje vive em processo de franco desenvolvimento, se orgulha de a cada ano poder oferecer mais infraestrutura para recepcionar os atletas, a imprensa e o público maravilhoso que acompanha o Tour".



TOUR DO RIO EM NÚMEROS

ü 21 – Hotéis

ü 114 - Atletas

ü 19 - Equipes

ü 230 - Empregos gerados

ü 4.800 - Refeições

ü 1650 - grades

ü 42 - Tendas

ü 150 - Faixas de interdição

ü 430 - mil panfletos comunicando aos usuários das estradas o evento.

ü 70 - Carros

ü 46 - Motos

ü 4 – Caminhões



Programação TOUR DO RIO 2012



28/08 - Congresso Técnico às 18h. Local ainda não definido

29/08 – largada às 10h15, na Praça do Ó - Barra da Tijuca / chegada na Praia do Anil, Angra dos Reis - (o comboio segue para Volta Redonda) – 145,8 km. Previsão de chegada em Angra – 14h10

30/08 – largada em Volta Redonda, às 10h, em frente à Prefeitura da Cidade / chegada em Três Rios – 165.7km. Previsão de chegada – 14h20, em frente à Rua Prefeito L. Lavinas.

31/08 – largada Três Rios às 11h (mesmo local da chegada) / chegada em Teresópolis - 120 km. Previsão de chegada: 14h, em frente à Prefeitura de Teresópolis.

01/09 – largada Teresópolis às 7h / chegada em Rio das Ostras – 193 km. Previsão de chegada: 12h, na Lagoa de Iriry.

02/09 – largada Rio das Ostras às 7h / chegada na Quinta da Boa Vista entre 11h e 11h30 – 184 km.

O Desafio Tour do Rio é uma realização da Conexão e Marketing e Instituto FAÇA, e conta com a supervisão técnica da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro(FECIERJ).


Mais informações:
  In Press Media Guide
 Assessoria de Imprensa do Tour do Rio 2012

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