quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Domingo é dia de Cultura de Raiz




A Casa de Cultura Adolpho Bloch abre suas portas neste domingo, 2 de setembro, a partir das 9h30, para mais uma edição do Encontro de Cultura de Raiz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Na oitava edição da temporada 2012, o evento terá como tema a chegada da Primavera – Estação das Flores – e não vão faltar artistas para abrilhantar a festa.

Entre as presenças confirmadas estão Wanda Pinheiro, Amado Rodrigues, Jorge Viajante, o Coral da FESO Pro Arte e a Comadre Dávilla, lançando música nova. A novidade deste Cultura de Raiz será a apresentação que, desta vez, estará sob o comando do Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello. O evento tem entrada franca.

                             

“Será mais uma manhã contagiante, confirmando todos os atributos que fazem do Cultura de Raiz um projeto bem sucedido, que resgata e incentiva os artistas locais e valoriza a música do homem do campo. Um programa para a toda a família”, convida o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.


Orquestra Barroca da UniRio se apresenta no Música na Matriz
Com 23 integrantes, a Orquestra Barroca da UniRio se apresentará também neste domingo, 2 de setembro, em mais uma edição do Projeto Música na Matriz, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura.



O concerto, que tem direção de Laura Ronai, faz parte da série “Os Quatro Pontos Cardeais”, projeto da Orquestra contemplado em edital de Apoio à Música de Câmara da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. No programa estão previstas obras de Purcell, Rameau e Telemann, entre outros. O concerto será realizado na Matriz de Santa Teresa, que fica na Praça Balthasar da Silveira, Centro, às 16h. Entrada franca.



Criada em 2002 pela flautista Laura Ronai, a Orquestra Barroca da UniRio é uma oficina permanente que reúne professores, alunos e músicos pesquisadores e se dedica exclusivamente à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII. Com vozes e instrumentos bem conhecidos do grande público, como violinos, violas e cellos, aliados a outros como cravo, viola da gamba, teorba, traverso, oboé e fagote barrocos, em 2010 a Orquestra se expandiu, firmando sua posição como o mais importante grupo de câmara fixo a atuar no segmento de música barroca no Estado do Rio. A Orquestra conta com apoio da UniRio no que diz respeito à cessão de espaço para ensaios e aquisição de materiais.



A série 'Os Quatro Pontos Cardeais' se propõe a explorar o espectro emocional da música do período barroco, através de quatro temas que dominaram singularmente o imaginário do período: alegria, dor, amor e ódio. As quatro paixões básicas da retórica barroca foram divididos em quatro concertos: Alegria e Júbilo, apresentado no Palácio de Cristal, em Petrópolis; Ciúme, Ódio e Loucura, no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio; Amor e Erotismo, apresentado no Parque Lage, e Dor e Morte, concerto deste domingo, em Teresópolis.


Texto: Geórgia Jahara

Fotos: Rachel Claussen / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário