sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bailarina Ana Botafogo participa de debate sobre literatura e dança no Sesc Teresópolis no dia 12/9


Durante sarau, a primeira dama do balé brasileiro conversará com o público, tendo como inspiração poemas de Ferreira Gullar
             
                           
Com 36 anos de carreira e depois de sua última apresentação em balés de repertório no início deste mês (11/8), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, a reconhecida primeira dama do balé clássico no Brasil, marcará presença em evento cultural no Sesc Teresópolis, no dia 12/9, a partir das 14h. A entrada é franca e a classificação é livre. Aberto a todos os públicos, o sarau, ‘embalado’ por poemas de Ferreira Gullar, terá como grande atrativo a presença de Ana Botafogo, que conversará com os participantes sobre literatura e dança.
Primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 1981, a carioca Ana Botafogo tem uma carreira repleta de conquistas importantes. Iniciou seus estudos de balé clássico ainda pequena em sua cidade natal, mas foi no exterior que ela complementou sua formação. Na Europa, frequentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França) e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Foi na França, mais precisamente na Ballet de Marseille, do famoso coreógrafo Roland Petit, que a bailarina brasileira dançou como profissional pela primeira vez.
Ao longo de sua carreira, Ana Botafogo já interpretou os papéis principais de importantes obras do repertório da dança clássica. Destacam-se suas performances em produções completas como Coppélia, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, Don Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, Floresta Amazônica, A Bela Adormecida, Zorba o Grego, A Megera Domada e Eugene Onegin. A bailarina também levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos ''Ana Botafogo In Concert'' e ''Três Momentos do Amor''.
Entre os muitos títulos que recebeu do governo do Rio de Janeiro estão o de Embaixatriz da Cidade do Rio de Janeiro e o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 ''Chevalier Dans L'Ordre des Arts et des Lettres'' e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe referente ao ano de 1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em dezembro de 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendadora, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à cultura no país,e em agosto de 2004 recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernestro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Serviço
“Na Ponta dos Versos - Dança e Literatura com Ana Botafogo e Poemas de Ferreira Gullar”
12/9, das 14h às 15h30
Sesc Teresópolis (teatro), Av. Delfim Moreira, 749, Várzea
Informações: (21) 2743-6959
Entrada franca
Classificação: Livre

Revista On 

Nenhum comentário:

Postar um comentário