sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Policiais ambientais apreendem três mil metros de redes de pesca no Rio Paraíba do Sul, em São Fidélis



Upam do Desengano realiza operação para combater pesca predatória no período da Piracema


Ascom SEA/Inea

Equipes da Unidade de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), apreenderam, nesta quinta-feira (17/12), três mil metros de redes de pesca armadas em vários pontos do Rio Paraíba do Sul, em São Fidélis, no Norte Fluminense, totalizando mais de 500 redes. Também foram apreendidas 13 gaiolas para a captura de lagosta.

A operação teve por finalidade coibir a pesca predatória no período da Piracema, que se estende de 1º de novembro a 1º de março, época quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução.  O período de restrição de pesca serve para garantir ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

Durante a Piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive uso de redes, tarrafas, covos e outras armadilhas que aniquilam a vida nos rios. Os pescadores podem utilizar caniço simples ou vara com molinete/carretilha, limitar a quantidade de peixes embarcados assim como obedecer rigorosamente o tamanho mínimo de captura.

A Upam do Desengano desencadeou a operação com base no artigo 34 da lei 9.605/98 e na instrução normativa número 195/98 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que dispõem sobre crimes ambientais e proibição de pesca em período da Piracema.

Os pescadores que armaram as redes de pesca não foram encontrados nos locais vistoriados e o material apreendido foi levado a 141ª Delegacia Policial, de São Fidélis, onde os policiais registraram a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário