sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CORPO DE BOMBEIROS ASSINA CONVÊNIO COM A PREFEITURA DE NITERÓI


Militares atuarão em ações de auxílio ao plano de contingência do município

Em uma parceria inédita, o Corpo de Bombeiros Militar assinou convênio com a Prefeitura de Niterói, nesta sexta-feira (15/1), para auxiliar no plano de contingência para prevenção e combate aos incêndios florestais que apresentam alto índice na cidade. Dezesseis bombeiros participarão do projeto em regime de escala, com início previsto para a próxima semana. Diariamente, quatro militares ficarão de plantão 24 horas e atuarão, ainda, no treinamento de guardas ambientais e voluntários, além de atenderem às ocorrências típicas de verão, principalmente em decorrência das chuvas desta época do ano.

O convênio será pago pelo órgão municipal, por meio do Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar (ProeisBM). O investimento será de R$ 658,8 mil por 12 meses de contrato. Além dos militares, fica a cargo dos Bombeiros o empenho de viatura e equipamentos para atender as demandas.


De acordo com o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Alcântara, a parceria é um complemento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Defesa Civil do Estado, que, no ano passado, lançou o Mapa de Ameaças Climatológicas com o apoio dos órgãos municipais.


- Neste trabalho foi possível identificar manchas de prevalência de incêndios florestais em Niterói. E esse resultado possibilitou o entendimento em prol desse convênio, que reflete o aumento da resiliência, além de ratificar a parceria do Governo do Estado com os municípios fluminenses – destacou o coronel Alcântara.


Estudo – O Mapa de Ameaças Climatológicas, idealizado pela Defesa Civil do Estado, reúne informações fundamentais sobre a forte influência de incêndios florestais e estiagem nos municípios fluminenses. O objetivo deste estudo é dar celeridade ao enfrentamento destas ameaças. A partir do lançamento dessa ferramenta, as cidades vêm se preparando por meio de exercícios simulados previstos nos 168 planos de contingências municipais.


- O mapa nos possibilita ações antecipadas mediante os riscos dos desastres, de forma a somar esforços e impedir que aconteçam. No entanto, quando inevitáveis, devemos minimizar suas consequências por meio de ações coordenadas e planejadas para reduzir os danos humanos, ambientais, entre outros prejuízos – alertou o coronel Alcântara.


Com apoio das prefeituras, o Mapa das Ameaças Climatológicas do Estado do Rio de Janeiro reúne informações retiradas das edições 2012 e 2014 do Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, também desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário