segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PEDALADA ECOLÓGICA MARCA ANIVERSÁRIO DA SERRA DA CONCÓRDIA


Participantes também fizeram mutirão de limpeza no Parque Estadual

Setenta e sete ciclistas de seis municípios participaram neste domingo (10/01) da Pedalada Ecológica comemorativa do 13º aniversário do Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, na Região do Médio Paraíba. Num percurso de 22 quilômetros, a pedalada percorreu áreas que devem ser incorporadas ao parque, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), incluindo a Cachoeiras de Ipiabas.


Os ciclistas, que vieram de Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Pinheiral, Vassouras e Petrópolis, aproveitaram a oportunidade para fazer um mutirão de limpeza na cachoeira, situada em Barra do Piraí. A cachoeira é um ponto de ecoturismo da região, com duas quedas d´água, a segunda das quais forma uma piscina natural. A pedalada terminou no final da manhã, encerrando o segundo dia de comemoração do aniversário, que reuniu cerca de 200 pessoas no final de semana.

No sábado, as atividades se concentraram na sede, na localidade de Barão de Juparanã, com exposições de artesanato ecológico e de fotografias de aves endêmicas da Mata Atlântica, além de apresentação da Academia de Dança do Clebinho e Bete, apresentação teatral com o grupo Gatos da Lua e oficinas de artesanato com a participação da artesã Olívia Maria e do Ateliê Barro e Arte, de Volta Redonda.

A programação foi encerrada com apresentação do grupo de dança Blly Studio Ju Nhad. Representantes das prefeituras de Barra do Piraí, Valença e Vassouras marcaram presença.

- Conseguimos atingir um público novo e reforçamos o contato com nossos parceiros. Houve muita divulgação do Parque como polo de ecoturismo na região. São ações que trazem mais visibilidade para a nossa unidade – avaliou o chefe do parque, Ricardo Wagner.

Criado em 30 de dezembro de 2002, o Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc) possui 804,41 hectares e está situado no município de Valença. Entre seus objetivos estão assegurar a preservação do ecossistema e sua integração com a diversidade sociocultural da região; preservar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, da flora e da fauna; integrar corredores ecológicos capazes de garantir a preservação da diversidade biológica; e estimular atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário