segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Procon Estadual interdita 45 ônibus na primeira ação da Operação Roleta Russa do ano


site_1452260370.69.jpg

O Procon Estadual realizou na madrugada desta sexta-feira (08/01) a primeira ação da Operação Roleta Russa realizada este ano. As garagens de duas empresas foram vistoriadas e 45 ônibus foram interditados. Na Viação Madureira Candelária (Rua Citéria, 198, Irajá, Rio de Janeiro), os fiscais interditaram 20 dos 21 veículos vistoriados. Já na Viação Reginas (Rua Amadeu Bueno, 196, Olavo Bilac, Duque de Caxias), foram 74 veículos fiscalizados. Nesta garagem os agentes encontraram 25 ônibus com irregularidades e 18 foram interditados. A operação contou com o apoio do 15° BPM (Duque de Caxias) e 41° BPM (Irajá).

Na Viação Madureira Candelária a fiscalização interrompeu a fiscalização dos veículos ao constatar que praticamente todos os vistoriados acabavam interditados – apenas um dos 21 fiscalizados não apresentou irregularidades. Se a vistoria prosseguisse a empresa poderia ficar impossibilitada de atender a população. Havia muitas irregularidades que dificultavam a acessibilidade de cadeirantes aos veículos: elevadores de cadeiras de roda inoperantes, cadeiras de acompanhantes para cadeirante quebradas e cintos para fixação de cadeiras de rodas partidos. Outros problemas encontrados foram: documentos de veículos vencidos em 2013 e 2014. Bancos rasgados, problemas na parte elétrica dos ônibus (farol, lanterna e seta), lacres de segurança das janelas rompidos e limpador de para brisa quebrado.

Na Viação Reginas os fiscais vistoriaram 74 veículos e 25 apresentaram irregularidades. Destes, sete estavam com extintores vencidos, que foram trocados por extintores ainda no prazo de validade durante a fiscalização e, por isso, liberados. Os outros 18 ônibus foram interditados. Além de extintores vencidos, havia elevadores para cadeirantes quebrados, botoeiras que não funcionavam e veículos com problemas na parte elétrica (farol, lanterna e ré).

Os veículos interditados só serão liberados para circular depois que as irregularidades encontradas forem corrigidas. No ano passado a Operação Roleta Russa do Procon Estadual interditou 362 ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário