Teresópolis em estágio de alerta
A Defesa Civil Municipal encontra-se em estágio de alerta devido às chuvas das últimas 24 horas. O órgão está de prontidão, com equipes de vistorias nas ruas verificando ocorrências. Os bairros com maior acumulado de chuva são Caleme; Granja Florestal, onde um deslizamento de terra atingiu um posto de saúde; e Ilha do Caxangá. No interior do município, os rios transbordaram causando alagamentos pontuais em várias localidades. Não há desabrigados, nem desalojados. No centro da cidade o comércio funciona normalmente.
“As secretarias de Meio Ambiente e de Saúde estão mobilizadas em ações de apoio à Defesa Civil para melhor atender a população. Inclusive, o Governo do Estado fez contato, através da Subsecretaria da Região Serrana, vinculada à Secretaria Estadual de Obras, se colocando à disposição do Município, caso haja necessidade”, destaca o prefeito Márcio Catão, que percorreu alguns locais pela manhã deste sábado, 16.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, a maior preocupação da Defesa Civil é o acumulado de chuva, visto que há previsão de continuidade de precipitação até a próxima segunda-feira, dia 18. “Isso porque acaba encharcando o solo e deixando-o suscetível a deslizamentos. Por isso, nossa orientação aos moradores é que eles deixem suas casas imediatamente caso as sirenes sejam acionadas mesmo sem chuva, e procurem um ponto de apoio”, pontua.
A Defesa Civil vem emitindo alertas meteorológicos para a imprensa e a comunidade através de e-mail e de mensagens através de telefone celular. Inclusive, através do aplicativo AlertaDCT, a população tenha acesso, em tempo real, a informações sobre as condições do tempo, acumulado de chuva e nível dos rios.
Nos aparelhos que utilizam as plataformas Android é necessário que o usuário vá até a guia ‘Configurações’ e, em ‘Segurança’, marcar a opção ‘Fontes Desconhecidas’. Para acessar o aplicativo, basta clicar no link http://galeria. fabricadeaplicativos.com.br/ alertasdct e seguir o passo-a-passo indicado no smartphone.
Instalada na Rua Wilhelm Cristian Kleme, 701, no bairro Ermitage, a Defesa Civil permanece de prontidão para atender a população pelo telefone de emergência 199.
Nenhum comentário:
Postar um comentário