quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

TROPA DE ELITE DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA TREINA PARA OS JOGOS


Grupamento de Intervenção Tática aprimora técnicas para as Olimpíadas

Corrida, treinamento físico e tático, estudo de casos, aprimoramento nas negociações, além de aperfeiçoamento no manuseio e utilização de armas de menor letalidade. Essa é a rotina de treinamento do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) da Secretaria de Administração Penitenciária, que se prepara visando a segurança nas unidades prisionais durante os Jogos Olímpicos deste ano.

Segundo o diretor do GIT, inspetor Cláudio Andrade, durante os Jogos, a secretaria estará com todo o seu efetivo de prontidão e aquartelado para qualquer emergência. A unidade, que conta hoje com 143 homens, já iniciou o treinamento.

Estamos aprimorando as técnicas para atuar, caso necessário, e debelar qualquer atitude suspeita - explicou o diretor. 
Criado em 2004, o Grupamento de Intervenção Tática coleciona histórias bem sucedidas no controle de distúrbios dentro das unidades prisionais fluminenses. O grupamento – que tem sua sede no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste – está de prontidão 24 horas.


O Curso

A unidade de elite da Secretaria de Administração Penitenciária realiza uma seleção rigorosa. Os testes vão desde conhecimentos gerais à aptidão física. Após aprovação, o inspetor passa por um curso de quase três meses.

No último curso iniciamos com 45 inscritos, mas só 20 conseguiram se formar. Muitos desistem porque o treinamento é rigoroso, em sistema de internato durante os dois meses e meio. Mas o treinamento não para no curso. Vivemos aperfeiçoando as nossas técnicas” disse Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário