quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OPERAÇÃO MÉIER PRESENTE PRENDE GUARDADOR DE CARROS EXTORQUINDO MOTORISTAS


Agentes apreenderam adesivos usados para autuação de veículos

Agentes da Operação Méier Presente, parceria entre a Secretaria de Estado de Governo e o Sistema Fecomércio-RJ, prenderam, na tarde desta quarta-feira (13/01), um homem acusado de exercício ilegal da profissão. Jose Miguel da Silva, de 54 anos, atuava na Rua Dona Claudina. Ele dizia que tinha multado os carros estacionados indevidamente e depois exigia dinheiro para cancelar a infração. O guardador de carro foi identificado através de denuncia anônima pelo disque-Méier e com ele foram encontrados adesivos da Guarda Municipal e R$ 549. Ele foi conduzido 26ª DP (Todos os Santos), onde foi autuado por exercício ilegal da profissão. Desde 01 de dezembro de 2015, os agentes do Méier já prenderam 16 flanelinhas.


A Operação Segurança Presente é uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema FecomércioRJ -, que foi iniciada em 1º de dezembro de 2015, no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. A entidade está investindo R$ 44 milhões para a realização das três operações, inicialmente por dois anos. 

Até a noite desta quarta-feira (13/01), os agentes já cumpriram 41 mandados de prisão. Além disso, 473 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes. Também foram conduzidas à delegacia 15 pessoas por porte de arma branca e um por porte de arma de fogo, 10 por roubo e 17 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 158 ações de acolhimento a moradores de rua.

Conheça a Operação Segurança Presente

Mais de 400 agentes reforçam o policiamento, diariamente, nas três localidades da cidade. A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva, com porte de armas letais, e agentes civis egressos das Forças Armadas, que portam armamento não letal. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb. O Sistema FecomércioRJ é o parceiro investidor deste projeto.

As equipes trabalham em dois turnos de oito horas, usando coletes de identificação nas cores verde (Aterro), laranja (Lagoa) e amarelo (Méier). Para fortalecer a credibilidade das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes também são monitoradas por GPS.

Denúncias e suspeitas podem ser informadas por e-mail e telefone:


Disque Aterro Presente: 98496-0114 / operacaoaterropresente@segov.rj.gov.br


Disque Lagoa Presente: 96500-5811 / operacaolagoapresente@segov.rj.gov.br


Disque Méier Presente: 96507-1200 / operacaomeierpresente@segov.rj.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário