quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ESTUDANTES DA FAETEC INVESTEM EM NOVOS EMPREENDIMENTOS


Unidades da Fundação incentivam a geração de emprego e renda no Estado do Rio

Estudantes de 16 unidades da Faetec em comunidades com UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) estão investindo em seus próprios negócios. A Fundação de Apoio à Escola Técnica oferece nesses locais qualificação profissional em áreas como Beleza, Gastronomia, Moda, Serviço e Turismo. Entre os cursos disponíveis estão Organizador de Eventos, Recepcionista, Bordado e Customização, Agente de Informações Turísticas e Subchefe de Cozinha. A conclusão da capacitação dá um peso ainda maior ao currículo do profissional e a possibilidade de abrir novos empreendimentos. 
Motivado a formalizar o seu centro de beleza, em Coelho Neto, na Zona Norte, Anderson Celestino Pires, de 35 anos, participou dos cursos de Cabeleireiro e Maquiagem da Faetec Mangueira.


-Prometi a mim mesmo que abriria um negócio. Realizei o curso para aprender mais sobre a área e trocar experiências com os colegas de sala de aula. Esse é o início de um longo caminho - disse Anderson.

Assim como o empreendedor, Francisco Carvalho, de 55 anos, morador da comunidade Santa Marta, também quer investir em seu negócio. Em um restaurante em Copacabana, na Zona Sul do Rio, um dos primeiros lugares em que trabalhou depois de deixar o Norte do país, Francisco descobriu o gosto pela gastronomia.

- Antes de vir para a cidade do Rio de Janeiro, nunca tinha entrado em um restaurante, nem para almoçar. Procurei a Faetec da minha nova comunidade para aprimorar o que já tinha aprendido na prática. Trabalho para outras pessoas há muito tempo e, com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pretendo montar o meu restaurante - explicou Francisco.

AgeRio

A coordenadora da unidade Santa Marta, Maria José Ferreira dos Santos, conhecida como Zezé, também foi estudante da Faetec, e faz questão de passar aos alunos o lema que carregou durante boa parte da vida: insistir, persistir e não desistir.

- Todo início de curso vou de sala em sala, conto um pouco da minha história de vida e mostro o meu certificado com muito orgulho. Dou as boas vindas e incentivo os estudantes a resistirem às adversidades e a conquistarem seus sonhos - afirmou Zezé.

Os alunos que querem se tornar empreendedores contam com a ajuda do Governo do Estado, através da AgeRio, agência de fomento que oferece empréstimos com juros de 1% a 3% ao ano.

- Com esse incentivo, de 30% a 40% dos estudantes da Fundação que ingressam na unidade da comunidade Santa Marta, abrem seu próprio negócio ou ajudam, de alguma maneira, a melhorar a renda familiar - disse a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário